Ano XIII | Edição 715 | 24 de Outubro de 2014

CULTURA

17 de Outubro de 2014

Quinze artistas de vários estados participam do 16º Salão de Artes Visuais

noticia

O 16º Salão de Artes Visuais da Cidade do Natal vai até o dia 28/11

Fotografia, desenho, pintura, objetos e vídeo-arte estarão em destaque até o dia 28 de novembro, na Galeria Newton Navarro, sede da Secretaria de Cultura/Funcarte, dentro do 16º Salão de Artes Visuais da Cidade do Natal. A promoção é da Prefeitura do Natal e faz parte do calendário cultural da cidade.

Através do edital lançado após ampla discussão com o segmento artístico, 16 artistas de seis Estados foram selecionados para o mais tradicional Salão de Artes Visuais do RN.

Nove artistas são do Rio Grande do Norte: Adriana Vieira Lopes, Domingos Álvarez Dalama, Gabriela Ferreira Barbalho, Gilberto Cordeiro de Macedo, Jean Souza Lopes, Leonardo de Melo Versieux, Maxwel Batista, Raniere Rodrigo do Nascimento e Sayonara Pinheiro.

De outros estados há seis artistas presentes no 16º Salão de Artes Visuais. Os catarinenses Diego de Los Campos Orecife e Roberta Hammel, o cearense Diego de Souza Campos, o paraense Eder Júnior da Silva, o paulista Leandro Dario e a capixaba Pamela Pimentel dos Reis.

A curadoria ficou a cargo dos artistas plásticos Bruna Pedrosa e Gil Vicente - ambos de Pernambuco - e do diretor do Departamento de Artes Integradas da Funcarte, Flávio Freitas (RN).

A exposição passeia por vários temas contemporâneos como Vida e Morte, sexualidade - com destaque para o universo feminino - educação e violência. A exposição vai até dia 28 de novembro, sempre das 8h às 17h, com entrada gratuita. 

Quatro cidades potiguares recebem espetáculos teatrais

noticias 17 de Outubro de 2014

O Palco Giratório se apresenta em várias cidades do RN

As artes cênicas voltam a circular pelo Rio Grande do Norte com o Palco Giratório Sesc - maior projeto de difusão das artes cênicas do País. Neste mês de outubro, o Serviço Social do Comércio do RN, uma instituição do Sistema Fecomércio, está trazendo os últimos espetáculos da 17ª edição do projeto, iniciada em abril deste ano. Dança contemporânea, comédia épica e um teatro de rua que mescla William Shakespeare e cultura popular são os gêneros das três últimas peças, levadas a Natal, Mossoró, Caicó e Currais Novos de 10 a 16/10. A entrada é sempre gratuita.

O espetáculo estreante foi Plaguim (MS), da Cia Dançurbana, apresentado no Sesc Seridó, em Caicó, que se apresentou no último dia 10/10, às 19h, e Mossoró, no largo do Teatro Dix-huit Rosado, dia 12/10. Plaguim remete à palavra "plágio", e usa o sentido do termo para dar essência ao espetáculo: apropria-se de recortes de companhias de dança conhecidas para criar uma apresentação singular. A classificação é livre.

Um proprietário de terras da China Imperial afundado em dívidas é o mote da segunda peça apresentada pelo 17º Palco Giratório em outubro. Deus da Fortuna (PB), do Coletivo de Teatro Alfenim, é uma comédia épica que satiriza o poder do dinheiro. A peça foi vista gratuitamente por maiores de 14 anos de idade em Natal no último dia 14/10, às 19h, no TAM, e no Sesc Seridó dia 15/10, às 20h.

A última peça apresentada pelo Sesc RN por meio do Palco Giratório em 2014 é Romeu e Julieta (CE), teatro de rua de classificação indicativa livre encenado pelo grupo Garajal. O romance do famoso escritor inglês William Shakespeare se une a elementos da cultura nordestina. 

 

"Curtindo na Praça" abre a programação do Natal em Natal

noticias 17 de Outubro de 2014

A Árvore de Natal de Mirassol já está iluminada para receber o evento desta sexta-feira

A programação do Natal em Natal já começa nesta sexta-feira, dia 17 de outubro.Boa música, artesanato de qualidade e atividades para a criançada vão movimentar a Árvore de Mirassol a partir desta sexta (17), no "Curtindo na Praça", iniciativa da Prefeitura do Natal. O projeto acontece até domingo (19) e dá início ao calendário do Natal em Natal 2014.

Na última quinta-feira (16), Natal ganhou a nova iluminação cênica da Árvore de Mirassol, além da inauguração da loja Natal Original, onde os artesãos potiguares terão um novo espaço para comercializar seus produtos seguindo altos padrões de qualidade.

Além do "Curtindo na Praça", de 17 a 19 de outubro, haverá também dentro do calendário do Natal em Natal o projeto "Natal Encantado" (onde o Papai Noel chegará de helicóptero), o projeto "Declare seu Amor por Natal" e o "Reveillon do Forte", no espaço onde foi realizada a FIFA Fan Fest durante a Copa do Mundo.

A parceria que tem a coordenação e realização da Prefeitura do Natal e envolve a Secretaria de Cultura/Funcarte, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Urbana (limpeza) e Semob (Trânsito) e Comunicação (Secom).

 

O samba chega aos palcos do TAM e da Casa da Ribeira

noticias 17 de Outubro de 2014

Grupo Quarteto Linha: samba de bom gosto e para todas as idades

O "Qu4rteto Linha" sobe aos palcos para popularizar o ritmo do samba. Serão dois espetáculos em Natal: No próximo dia 21 de outubro, a partir das 20h, o grupo se apresenta no Teatro Alberto Maranhão. No dia 25 de outubro, no mesmo horário, o show acontece na Casa da Ribeira. Ingressos com preços promocionais no valor de R$ 10,00, com direito a CD gratuito.

A proposta do projeto "Qu4rteto Linha", que conta com o patrocínio do Programa Djalma Maranhão, Prefeitura de Natal, Funcarte, Potiguar Honda e Ponta Negra Veículos, é tornar o samba mais conhecido entre os potiguares.

O Qu4rteto Linha surgiu em Natal-RN, em 2007, com a proposta de fazer um samba que agregasse elementos musicais do nordeste brasileiro e as tendências da cultura pop universal. Com essa levada o grupo vem conquistando o seu espaço em um mercado onde o público consome predominantemente outro ritmo bem popular na região: o forró.

Formado pelos integrantes: Alex de Amorim: percussão e voz; Ayrton Neto: percussão e voz; João Henrique Koerig: cavaco e vocal e Stenio de Carvalho: violão, o grupo têm influências que vão além de grandes nomes do samba, como Cartola, Noel Rosa e Nelson Cavaquinho. Ao lado desses, alguns ícones da música nordestina também influenciam o som do Quarteto, como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Sivuca, além de personalidades da cultura brega, como Reginaldo Rossi e Alípio Martins.

É com esse tempero de regionalismo que o Quarteto Linha leva o seu samba reinventado aos mais distintos públicos pelo Brasil afora. Pelas palavras dos integrantes, "nosso samba tem a cara do Nordeste, o samba da praia, o samba despreocupado e cheio de ginga".

O Quarteto Linha foi o 3º colocado do Exposamba 2013, concurso que premiou os melhores sambas inéditos do Brasil. Neste mesmo ano, o grupo deu início a uma série de apresentações para divulgação do álbum "O Meu Samba é Assim". 

Gravou o Som Brasil da TV Globo ao lado de Leci Brandão, também participou por duas vezes do programa Encontro com Fátima Bernardes e recentemente fez o show de abertura para a Velha Guarda da Portela, no Teatro Riachuelo (Natal), além do grande show de lançamento do CD, também no Teatro Riachuelo, ocasião em que contou com a participação de sua madrinha Leci Brandão. 

Alunos de Escola de Ballet de Natal são selecionados para audição no Bolshoi

noticias 17 de Outubro de 2014

Atualmente, a Escola de Ballet tem 395 alunos matriculados

O desejo de integrar a mais importante escola de balé do mundo está próximo de se tornar realidade para os adolescentes Anderson Clementino, 14 anos, e Julia Brito, da mesma idade. Eles foram selecionados para audição na Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, sediada em Joinville (SC). O teste está marcado para este sábado, dia 18 de outubro. A dupla integra a Escola Municipal de Ballet Professor Roosevelt Pimenta, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura/Fundação Cultural Capitania das Artes (Secult/Funcarte), há três e cinco anos, respectivamente. Anderson mora no bairro das Rocas e Julia no conjunto dos Professores, no bairro de Capim Macio. 

A filial da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil é a única fora da Rússia. Seu ideal é o mesmo da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança, para que os alunos tornem-se protagonistas da sociedade. A Bolshoi no Brasil foi fundada no ano 2000. 

O atual diretor da Escola de Ballet Roosevelt Pimenta, bailarino e coreógrafo, Dimas Carlos, conta que a indicação dos alunos foi feita pelo maitre da Escola de Ballet do Teatro Castro Alves, de Salvador, Gilmar Sampaio. Quando veio ministrar oficina na Escola, Sampaio, impressionado com o talento dos dois alunos, filmou a dupla e enviou as imagens para o Bolshoi. O baiano é apenas um dos oito mestres de dança convidados pela atual gestão da Escola de Ballet Roosevelt Pimenta. 

"A audição será fechada para bailarinos indicados por mestres de dança do Brasil. Isso ocorre no período em que comemoramos os 40 anos da Escola Municipal Roosevelt Pimenta. É um feito importante para a Escola e para o município, pois sinaliza com a qualidade dos técnicos e alunos", destaca Dimas Carlos. 

Atualmente, a Escola tem 395 alunos matriculados. Destes, 235 frequentam as aulas regularmente, e 210 integrarão o espetáculo "O Lago do Cisne - O Sonho de um príncipe", que será apresentado dentro do projeto Natal em Natal, no fim do ano, celebrando os 40 anos da Escola. 

"Estamos felizes, porque realizamos um trabalho intenso com 43 alunos em tempo integral. Estamos com um projeto para o próximo ano que, caso aprovado, abrirá 250 vagas para alunos entre seis e oito anos, em regime de tempo integral. A coordenação pedagógica ficará a cargo da professora e coreógrafa Roseane Melo, que atualmente mora em Joinville", informou o diretor. 


JM