Ano XIII | Edição 689 | 24 de Abril de 2014

CULTURA

17 de Abril de 2014

II Mostra Cultural da China oferece oficina de culinária

noticia

Participantes da Mostra Cultural puderam saborear as delícias da culinária chinesa

A realização da II Mostra Cultural da China marcou a comemoração de 181 anos da primeira Emancipação Política de São Gonçalo do Amarante. O Teatro Municipal recebeu autoridades, estudantes, população e os interessados em conhecer uma pouco mais da cultura milenar. O dia de festividade teve inicio com a oficina de culinária chinesa para os representantes dos restaurantes da região, seguido do momento de degustação pública.

A solenidade contou com a execução do Hino Nacional Brasileiro e o Hino Nacional da República da China pela Banda Municipal, além das apresentações da cultura chinesa como a Dança do Dragão, a Dança do Leão, demonstrações de Kung Fu e Tai Chi Chuan. Ao final, os cozinheiros e donos de restaurantes receberam os certificados de participação na II Oficina Gastronômica da China.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, prestigiou o evento e disse que a aproximação de outra cultura é importante. "Estou aqui para agradecer. Na verdade o governo é feito por muitas pessoas e são elas que estão fazendo esse programa todo. Em breve estaremos recebendo várias culturas no nosso município através do aeroporto, por isso a importância de aprendermos sobre outros países. Aqui somos uma mistura de raças e diferentes etnias nenhuma melhor do que a outra, mas juntos fazemos a diferença. Que com o tempo estejamos mais entrosados ainda com a cultura chinesa" finalizou.

O professor de Chinês do "Programa Fala Mais", Geng Chu Bo, agradeceu a presença de todos e disse estar muito feliz com o carinho. "Agradecer a iniciativa da atual gestão de criar o programa Fala Mais onde tenho a oportunidade de ensinar e mostrar cultura do meu país. O Mandarim tem sido procurado por boa parte da juventude dessa cidade, isso muito me orgulha. Estou muito feliz" afirmou.

A II Mostra Cultural da China foi idealizada em função de São Gonçalo ser o único município do Estado a oferecer gratuitamente o ensino do Mandarim e promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Fundação Cultural Dona Militana com apoio de outros órgãos. Ainda estiveram presentes a primeira dama do município, dona Zenaide Maia, os secretários e parceiros no evento, Flávio Henrique (Cultura), Klênio Alves (Desenvolvimento), Gisele Moura (Sub. Desenvolvimento) representando os demais, além dos vereadores Geraldo Verissimo, Arlete Paiva, Rayure Protásio e Adelson Martins.  

Camila Masiso promove lançamento do CD Patuá

noticias 17 de Abril de 2014

A talentosa Camila Masiso: voz e sucessos conhecidos

O segundo CD da cantora potiguar Camila Masiso já tem nome: Patuá foi lançado na última quarta-feira, dia 16, no Teatro Riachuelo. Totalmente autoral, o novo trabalho da cantora se enraíza na musicalidade brasileira e é feito em parceria com grandes artistas. Todas as músicas estão no site www.camilamasiso.com.br      

O público que esteve presente ao show de lançamento de Patuá ganhou um box que inclui o CD com as 11 músicas autorais, além de um DVD, que contêm o clipe da música Além do Sol, dirigido por Danilo Guanabara, e o making ofde toda a concepção do novo trabalho, captado pelas lentes de Larissa Dantas. Ilustrando a capa, estão as pinceladas multicoloridas do artista plástico potiguar Flávio Freitas. A artista potiguar recebeu no palco convidados especiais, como a cantora potiguar Khrystal, o sanfoneiro Zé Hilton e o cantor italiano Pheel Balliana. A banda base foi composta por Diogo Guanabara, Henrique Pachêco, Kleber Moreira e Rogério Pitomba.

Patuá foi realizado por meio do Lei Djalma Maranhão de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Unimed Natal e do Sistema Fecomércio-Sesc RN e apoio do Pittsburg. Os alimentos arrecadados serão doados ao Mesa Brasil, programa de assistência do Sesc RN. 

Cruzeiro Roupa Nova aporta no palco de Natal nesta sexta

noticias 17 de Abril de 2014

Com iluminação e cenário caprichados, show da banda será nesta sexta, 18 de abril

Roupa Nova surpreende com mais uma novidade. Agora, pela primeira vez, um DVD gravado dentro de um super transatlântico! Cruzeiro Roupa Nova: três dias de muito sol, muito som e muito astral. Isso fica claramente refletido num DVD com uma deliciosa mistura de show, lindas imagens externas e um documentário bastante inusitado, com coisas que o Roupa Nova nunca mostrou. O "imbromeichon" do Kiko por exemplo. O show será nesta sexta-feira, 18 de abril, no Teatro Riachuelo, a partir das 21h.

O novo trabalho traz três versões que são super sucessos mundiais e agora na voz do Roupa: Só Olhei Você (My Eyes Adored You), Nossa Canção (My Sentimental Friend) e Tenha Fé Na Música (God Gave Rock and Roll To You).  Essas músicas também estarão no próximo projeto, um musical escrito pelo Nando, que será mais uma mega produção Roupa Nova Music e sairá no final do ano.

Não Dá, Terra do Amor, Frisson, Tudo Desarrumado e Luz do Teu Caminho são músicas também gravadas no Cruzeiro. Mesmo já sendo conhecidas de CDs anteriores pelos fãs, foram tocadas pelo Roupa Nova, nessa versão, num jeitinho bem minimalista, com violões, baixolão, djembe, percussão, piano Fender e órgão Hammond, como se estivessem em pleno luau em alto mar.

Na turnê "Cruzeiro Roupa Nova", além das novas canções, não faltarão os grandes sucessos como Coração Pirata, Dona, Whisky a Go Go, Linda Demais e Volta pra Mim, dentre muitas outras.

Cenário e iluminação novos mostram mais uma vez o capricho, o profissionalismo e o carinho que o Roupa Nova tem pelas pessoas que seguem a banda. O DVD Cruzeiro Roupa Nova tem a direção de Ricardo Feghali e é mais uma produção Roupa Nova Music, distribuída pela Microservice. 

Serestas ao Luar percorre o centro histórico de Natal

noticias 17 de Abril de 2014

A eterna “Rainha do Rádio”, Glorinha Oliveira abriu a noite cantando “Carinhoso”

As pequenas chuvas que caíram na noite da última sexta-feira, 11, no centro de Natal não intimidaram os músicos que participaram da primeira edição do projeto Serestas ao Luar, que percorreu o Centro Histórico de Natal em noite de    lua cheia, numa seresta itinerante.

Com o apoio da Prefeitura Municipal do Natal, através da Fundação Capitania das Artes (Funcarte) e da Secretaria Municipal de Turismo, e do Instituto Federal de Educação (IFRN), o projeto Serestas ao Luar teve início no calçadão do IFRN, quando a homenageada da noite, a cantora potiguar Glorinha Oliveira, conhecida como a "Rainha do Rádio" abriu o evento cantando Carinhoso, acompanhada pelo Grupo Seresteiros Luar de Natal.

O projeto, tem como objetivo resgatar os clássicos da música boêmia, numa seresta itinerante pelas ruas do centro da capital, reunindo os amantes da música popular brasileira. Cantores conhecidos de Natal, como Liz Noga, Silvana Martins e Dodora Cardoso participaram da primeira edição do Serestas ao Luar, assim como o flautista Carlos Zens, que fez parte do grupo Seresteiros Luar de Natal. O poeta potiguar Jorge Fernandes, foi homenageado pelo grupo com parada na residência oficial do artista, onde foram recitadas várias poesias de sua autoria. 

Inicialmente, o projeto será apresentado em três meses. A próxima seresta já está marcada. Será na próxima lua cheia, dia 23 de maio e a terceira no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio. O projeto é beneficiado pelo Fundo de Incentivo à Cultura de Natal - 2013.

 


 O flautista Carlos Zens também promoveu um show à parte

 

Apesar de ter sido a primeira edição e da pouca divulgação, o público prestigiou em peso. Na concentração, ainda no calçadão do IFRN, na avenida Rio Branco, os amantes da boa música chegaram cedo para esperar a saída da seresta itinerante. Todo o evento durou cerca de três horas e meia. 

A Seresta ao Luar percorreu várias ruas do Centro Histórico de Natal, como a Rua Gonçalves Ledo, Padre João Maria, Vigário Bartolomeu, Ulisses Caldas, com ponto final no Café São Luíz, localizado na avenida Princesa Isabel. Os cantores, acompanhados de um público composto em sua maioria por pessoas adultas, cantaram sucessos antigos dos mais famosos seresteiros do Brasil, como Nelson Gonçalves, Altemar Dutra e tantos outros nomes que fizeram e ainda fazem a Música Popular Brasileira.

No Café São Luíz,  a seridoense Dodora Cardoso fez sua apresentação para um público que preferiu não acompanhar a seresta. Ao final do evento, mais uma vez, Glorinha Oliveira juntou-se aos demais músicos presentes e encerrou a grande noite aos aplausos da platéia, afinal, não a toa que Glorinha Oliveira continua sendo a eterna "Rainha do Rádio".

 


 Dodora Cardoso encerrou a noite no Café São Luíz 

 

 

 


JM