Ano XIII | Edição 707 | 28 de Agosto de 2014

CULTURA

22 de Agosto de 2014

Mostra Fotográfica Internacional em comemoração ao Dia da Fotografia

noticia

A mostra segue em exibição durante todo o mês de agosto e setembro

No mês que comemora o Dia Mundial da Fotografia (18/08), uma exposição internacional chega a Natal para dar brilho e movimentar o cenário da fotografia artística da cidade. O fotógrafo português Luis Pereira captou imagens de Nova Iorque por 20 anos e agora exibe em Natal o resultado desse trabalho. Exposição N. Y. Emotional landscapes - The Incertitude Principle, foi inaugurada na última segunda-feira (18), em vernissage que aconteceu às 18h, no Teatro de Cultura Popular/FJA.

Através de seu olhar sensível, o artista retrata o cotidiano da maior cidade do mundo, revelando o teor emocional das paisagens urbanas. A exposição é uma oportunidade única para a aquisição das obras, com tiragem limitada, que estarão disponíveis para venda, certificadas e assinadas pelo autor.

"Esta é uma belíssima mostra fotográfica, onde a cidade de Nova Iorque é retratada em momentos tão únicos e incertos como o são, nos quais a paisagem urbana gentilmente cede lugar às emoções daqueles que por lá estavam, sob o olhar atento do fotógrafo Luis Pereira", explica Sonia Figueiredo, fotógrafa e produtora cultural carioca, radicada em Natal, quem trouxe e está organizando a exposição com apoio da Secretaria Extraordinária de Cultura do RN/FJA.

A programação conta ainda com um bate-papo com o autor que irá participar da vernissage, ponto alto das comemorações do Dia Mundial da Fotografia no Estado. A mostra segue em exibição até o dia 23 de setembro, de segunda a sexta, 8h às 17h, na Galeria de Artes do TCP. Rua Jundiaí, nº 641, Tirol, Natal/RN.

Na programação do Dia Mundial da Fotografia, no Bardallos, o repórter fotográfico Canindé Soares autografou seu livro e fez uma exposição, ambos chamados "Natal em Fotos". O fotógrafo Pablo Pinheiro também fez o lançamento do primeiro volume do livro Caixa de Fotos. Ao todo são 10 volumes com imagens dos palcos potiguares. Cada volume teve única tiragem de 500 exemplares numerados e sua venda irá garantir a confecção do seguinte.

Para "sonorizar" a imagem da noite, o cantor e compositor Ivanto Monte comandou a noite com música e o violão. E a Aphoto também anuncia a realização da oficina de Photoshop, neste sábado, dia 23 de agosto, das 9h às 17h, no IFRN - Cidade Alta, em Natal. O sócio não pagará nada. Para quem não é sócio, será cobrada taxa de R$ 80. A oficina será ministrada por Welison Alexandre, bi-campeão no Photoshop Conference, maior evento de Photoshop da América Latina. 

Funcarte apresenta o projeto Samba se aprende na Escola

noticias 22 de Agosto de 2014

Escola de Samba Imperatriz Alecrinense é parceia do projeto

A Escola Estadual Raimundo Soares utiliza  o projeto Samba se Aprende na Escola para superar tragédia e melhorar o desempenho escolar. A Escola Estadual Professor Raimundo Soares, realizou uma atividade do Projeto Samba se Aprende na Escola, na FUNCARTE - Fundação Cultural Capitania das Artes, para obter as informações relativas ao Carnaval de 2015.

Os alunos da Disciplina de Física, das segunda e terceira séries do vespertino irão desenvolver um projeto cientifico em que irão calcular a velocidade ideal para permitir uma melhor evolução e harmonia no desfile das Escolas de Samba de Natal no carnaval do próximo ano. Esse projeto é uma parceria com Escola de Samba Imperatriz Alecrinense.

São muitas as atividades inseridas nessa parceria que vai desde a interdisciplinaridade com as disciplinas Física e Química, o Grupo de Teatro,  Oficina de Percussão e um Curso de Extensão de "Designer Moda e Corte e Costura" promovido pelo Laboratório de Modelagem Graduação e Encaixe Aplicativo A Engenharia Têxtil - Departamento de Engenharia Têxtil da UFRN.

O referido projeto está sendo desenvolvido na Escola Estadual Raimundo Soares para superar a tragédia de 23/04/2014, que vitimou um dos alunos, além de procurar melhorar o processo de ensino aprendizagem. Portanto, esse Projeto quer ao invés de armas, o samba, a cultura, trabalho cientifico envolvendo a escola de samba e seus parceiros, como AFURN (Associação do Funcionários da UFRN), Departamento de Engenharia Têxtil, Associação dos Policiais Federais, Sindicato da Policia Federal, Movimento Estudantil, entre outros.

 

Continuam abertas as inscrições para O Circuito Sesc de Atres Cênicas

22 de Agosto de 2014

Constinuas abertas as inscrições para o Circuito Sesc de Artes Cênicas, projeto pioneiro no nordeste de fomento as artes cênicas. Serão contemplados cinco projetos de grupos potiguares, que além da montagem terão apoio na circulação dos espetáculos em âmbito estadual. 

Os projetos deverão ser entregues até o dia 17 de setembro pelo correio (SEDEX ou carta registrada) ou diretamente na sede da administração regional do Sesc RN, localizada na Rua: Cel. Bezerra, 33. Cidade Alta, identificados da seguinte forma: Projeto Circuito Sesc das Artes Cênicas Potiguar - 2014. Não serão aceitas inscrições enviadas por email.

Cada um dos cinco projetos contemplados receberão um auxílio no valor de R$ 30 mil, sendo o pagamento efetuado em três parcelas. Cada proponente poderá concorrer somente com um projeto, com exceção de cooperativas de produtores ou de artistas, bem como, associações que abriguem diversos grupos ou companhias. Desde que não favoreça a um único proponente no grupo.

 

Projeto ensina música clássica para jovens e crianças em Natal

noticias 22 de Agosto de 2014

Crianças aprendem a tocar instrumentos como viola,e violoncelo

O projeto "Tocando a Vida", coordenado pela ONG Atitude e Cooperação, ensina música clássica para jovens e crianças de várias comunidades de Natal. Violino, viola, violoncelo e contrabaixo estão entre os instrumentos que as crianças aprendem a tocar nas aulas ministradas na sede da ONG, no bairro Bom Pastor. O projeto conta com o apoio do Criança Esperança.

Criado em 2010, a princípio o projeto não teve muitos adeptos. "Como nós não conseguíamos adeptos os professores iam para os corredores das escolas e ficavam dedilhando seus instrumentos para que as crianças se encantassem com a música. Hoje, nós temos 121 crianças e uma lista de espera porque não temos mais vagas", contou a vice-presidente da ONG, Edailna Melo.

Adriano Ferreira, de 17 anos, foi um dos primeiros alunos do projeto e este ano entrou para a Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). "Eu pensava que não era muito capacitado pra fazer uma prova dessa, mas graças a Deus fui aprovado e estou muito feliz. Estou em busca da minha profissionalização. Eu só tenho a agradecer aos meus professores do projeto que foi onde eu conheci a música", disse. 

Pinacoteca Potiguar reúne exposição de arte contemporânea

noticias 22 de Agosto de 2014

"Definitivamente Jayr Peny: 30 anos de Arte", do potiguar Jayr Peny radicado em Portugal

“Definitivamente Jayr Peny: 30 anos de Arte” é uma exposição que reúne pinturas do artista potiguar Jayr Peny, com curadoria do professor e marchand Antônio Marques. Natalense, que vive em Portugal, é reconhecido pela crítica especializada como um dos artistas mais coerentes com a sua arte, considerado inclusive como um dos artistas mais criativos da sua geração.

Para esta exposição Jayr Peny traz obras que definem bem o seu estilo: a proposta cubista e o gosto pela utilização das figuras humanas. Considera-se um "figurativista remanescente", realizando ao longo de sua carreira 44 exposições individuais nacionais e internacionais, em países como Brasil, Portugal, França e Estados Unidos da América.

“Aécio: Mar, Peixes, Flores e Cajus”. Um dos grandes nomes da arte primitivista do Rio Grande do Norte, Aécio Augusto Emerenciano ficou conhecido pela autoria do painel A Fruteira do Nordeste, o maior do Estado com 200m quadrados, na Av. Salgado Filho em Natal. Nascido em Ceará-Mirim, o artista e advogado inspira-se nas belezas naturais da Praia de Muriú para elaborar suas obras.

Os 15 quadros que estão expostos expressam através do Mar, Peixes, Flores e Cajus a paixão de Aécio Emerenciano pela natureza viva. A curadoria é de Iaperi Araújo.

 

IV Salão Nordeste

O Salão idealizado pela Secretaria Extraordinária de Cultura do RN tem o objetivo de incentivar, reconhecer e divulgar os artistas visuais nordestinos, além de promover, inclusive, o intercâmbio dos artistas participantes e suas obras. Em sua quarta edição, o Salão segue revelando e consagrando nomes de nossa cultura.

O artista classificado em primeiro lugar na categoria pintura foi o seridoense de Currais Novos Francisco de Assis Batista da Costa. Em escultura, o vencedor foi Iron Gracia Dantas, de Parelhas. Na categoria referente a objeto de arte popular, Geocifran Francisco de Assis Azevedo, de Jardim do Seridó, levou o primeiro lugar.

Ao todo, 30 obras nas categorias Pintura, Escultura e Objeto de Arte estão em exibição. A curadoria é de Jomar Jackson. 

 


No Salão Nordeste de Artes Visuais, Wagner de Oliveira, mostra sua  arte


JM