Ano XIII | Edição 723 | 17 de Dezembro de 2014

CULTURA

12 de Dezembro de 2014

Grupo Acorde apresenta show na Casa da Ribeira no dia 14

noticia

O Grupo Acorde surgiu no ano de 1997 na Escola de Música da UFRN

O irreverente grupo vocal Acorde apresenta dia 14 de dezembro na Casa da Ribeira o seu novo show "Acorde Sem Rumo". A receita é a mesma, porém incansável: a MPB sendo interpretada por nove homens bem dispostos que cantam, dançam e encenam, tudo em nome da música e com muito humor. Tenores, baixos e barítonos cantam juntos um repertório versátil e surpreendente que vai de Rossi a Moska. O show acontece às 19 horas e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria da Casa da Ribeira ou com os próprios cantores ao preço de 30 reais (inteira), 15 reais (meia-entrada) ou 45 reais (casadinha com 02 ingressos "inteira").

Que o Grupo Vocal Acorde não é um coral comum, todos já sambem. Portanto, nada mais justo que celebrar a "anarquia" desse grupo tão peculiar apresentando um show que convoca o ouvinte a criar o seu próprio rumo. As músicas do novo show ilustram três momentos; O mundo divino, o mundo mundano e também o seu fim. Latino, Luiz Gonzaga, Raul Seixas e muitos outros compositores de diferentes estilos juntos em um show excêntrico e caoticamente organizado, perfeito para quebrar tabus musicais e levantar o público.

São nove cantores no palco: André Alves, Danilo Ferraz, Fabiano Romero, Mákio Patrício, Oswaldo Negrão, Pedro Henrique Barros, Samuray Pierre, Sandro Azevedo e Sérgio Miguel - são profissionais de diversas áreas e unidos pela paixão à música. No palco, são escoltados por banda completa composta por Amanda Morais (teclado), Danillo Veloso (guitarra), Elias Laranjeira (contrabaixo) e P. Roberto (bateria e percussão). Acompanham o grupo ainda os diretores musicais Andrey Azevedo e Marcos Leal, o diretor cênico Lenilton Teixeira, o preparador corporal Francisco Jr. e o preparador vocal Gilmar Bedaque. 

 

História

O Grupo Vocal Acorde surgiu no ano de 1997 na Escola de Música da UFRN. Foram anos trafegando pelo repertório da MPB em formato de coro misto - homens e mulheres. Jovens criativos que sempre buscavam o bom humor através de uma forma mais leve de se cantar a música coral. A partir do ano de 2006 o grupo tornou-se exclusivamente masculino e assumiu ainda mais a irreverência em suas performances. Junto à receita da música de qualidade, os elementos cênicos utilizados nas apresentações do Grupo Vocal Acorde o transformaram em uma referência de música vocal no Nordeste.

Na trajetória do grupo, destacam-se o show Músicas de Bar, de 2001, ainda em formação mista, e o "Workshow - Faça Você Mesmo o seu Grupo Vocal", de 2008, ja em formação masculina. Em 2012 o grupo realizou apresentação memorável no Teatro Riachuelo, onde abriu a noite para o consagrado show Cabaré do Rossi, e foi bastante aclamado. Em 2014, durante a Copa do Mundo, O Grupo Acorde realizou apresentação na Fifa Fan Fest, e agora apresenta seu novo show: Acorde Sem Rumo no dia 14 na Casa da Ribeira.

 

Pinacoteca exibe exposição fotográfica sobre a Arte Circence no RN

noticias 12 de Dezembro de 2014

A arte circense é mostrada ao público em exposição

A Pinacoteca Potiguar reservou um espaço  para a celebração de lançamento de dois novos números da Coleção Cultura Potiguar de livros, contemplados pelo edital de apoio à publicação, e a abertura da exposição fotográfica Circo Potiguar, de Teotônio Roque, contemplado pelo edital Deífilo Gurgel de Cultura Popular.

A programação teve com o lançamento do livro Anotações sobre a Arte Circense no Rio Grande do Norte, de José Correa Torres, e seguiu, com a abertura da exposição fotográfica e lançamento do livro Pétalas, de Florina Escóssia. Evento marca o início da programação especial do mês de encerramento das atividades culturais da atual gestão do Governo do Estado, Secretaria Extraordinária de Cultura do RN e Fundação José Augusto. Entrada franca.

O autor da exposição, Teotônio Roque, foi o vencedor do Prêmio Palhaço Facilita que, por meio de recursos do Fundo da Cultura, permitiu que a exposição fosse realizada, com o objetivo de resgatar a história da arte circense no Estado.

 

Exposição Revolution mostra tudo sobre os Beatles

noticias 12 de Dezembro de 2014

Exposição Revolution está aberta ao público no Praia Shopping

Está aberto no Praia Shopping,  a exposição realizada pelo fã clube Revolution, que mostra ao público potiguar materiais sobre a história da banda mais famosa do mundo da música, bem como peças exclusivas que pertenceram aos integrantes dos Beatles. O evento faz parte da programação especial de final de ano do shopping que este ano homenageia a musicalidade. A exposição vai até o dia 26 de dezembro.

Através de exposições, esses materiais raros são expostos pelo Brasil para curiosidade do público apreciador de BEATLES e da boa música em geral. O fã clube é único no país autorizado pela Apple Corps Ltd, empresa oficial dos Beatles, a realizar o evento e tem apoio da Beatles Shop brasileira. O presidente do fã-clube, Marco Antonio Mallagoli, estará presente durante toda a exposição para eventuais dúvidas, curiosidades e consultas, além da exibição de filmes e shows em DVD com imagens originais da época. Marco Antonio Mallagoli é um dos poucos brasileiros que esteve pessoalmente com os quatro garotos de Liverpool.

 

 

Balé Municipal comemora 40 anos apresentando o "Lago dos Cisnes"

noticias 12 de Dezembro de 2014

"O Lago dos Cisnes - O Sonho de Um Príncipe" será apresentado no Teatro Riachuelo, dia 15

O Balé Municipal de Natal se prepara para comemorar 40 anos de existência em grande estilo, com a apresentação de "O Lago dos Cisnes - O Sonho de um Príncipe", no dia 15 de dezembro, a partir das 18h no Teatro Riachuelo.

Em cena, 200 bailarinos da escola que se misturam a 30 bailarinos convidados, sendo dois deles, do Balé Municipal de São Paulo (Paula Penachio e Fellipe Camarotto). A apresentação terá entrada gratuita, no entanto, a data em que os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Teatro Riachuelo ainda não foi divulgada.

De acordo com o diretor da escola, Dimas Carlos, os bailarinos começaram a se preparar desde o final do primeiro semestre, a partir de uma seleção especial para decidir quais alunos estariam presentes no espetáculo que encerra o ano letivo do Balé. "Fizemos uma espécie de audição para selecionar os alunos que estariam no espetáculo", resume Dimas.

Além do Balé Municipal de Natal outras 4 escolas também foram convidadas para a apresentação, por um motivo especial. "Decidimos convidar as escolas que são dirigidas por ex-alunos ou ex-professores do Balé, como uma forma de reunir a família mesmo", frisa.

A versão potiguar para o clássico de Tchaikovsky traz ainda um apelo à paz, como explica Dimas. "Na história original, o príncipe caça os cisnes para matar, quando então descobre que um deles é uma princesa. Na nossa versão, um pequeno camponês impede o caçador de matar os animais, fazendo uma referência ao desarmamento", esclarece sobre a história de amor entre o príncipe Siegfried e a princesa Odette.

Atualmente o Balé Municipal de Natal conta com 295 alunos, divididos em 12 turmas de Balé Clássico. A partir de 2015, em uma ação inédita, a escola também vai oferecer no período noturno, a disciplina de "Danças Integradas", misturando danças regionais nordestinas, com demais ritmos brasileiros e norte americanos.

"O Lago dos Cisnes - O Sonho de Um Príncipe" será apresentado no Teatro Riachuelo, dia 15 de dezembro, e também no dia 20 de dezembro às 16h na Cidade da Criança, à pedido da Fundação José Augusto (FJA), mas sem a presença dos solistas do Balé Municipal de SP, e os demais convidados das escolas de dança de Natal. "Serão apenas os alunos da escola mesmo", ressalta Dimas. 

Monobloco abre nesta sexta a programação musical

noticias 12 de Dezembro de 2014

O grupo carioca, Monobloco abre a apresentação do Natal em Natal, nesta sexta-feira, dia 12, no Arena das Dunas, mostrando seus sucessos

Nesta sexta-feira, dia 12 de dezembro, será realizado, no Arena das Dunas, o primeiro show da programação cultural do "Natal em Natal". No início, os shows estavam previstos para a área externa do Arena das Dunas (área de eventos). Mas, devido ao TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre a OAS/Arenas e o Ministério Público por denúncias de poluição ambiental, o local dos shows foi transferido para a Árvore de Mirassol. Contudo, na sexta-feira (28) as equipes da Prefeitura do Natal e do Arena das Dunas fizeram uma vistoria seguida de análise dos espaços, definindo a realização das apresentações na área interna do Arena.

Os shows de Monobloco (12 de dezembro), Zeca Baleiro (13 de dezembro) e Paralamas do Sucesso (dia 19 de dezembro) vão acontecer na área interna do Arena.

Seguindo as determinações dos grandes shows internacionais, que já ocorrem em outras arenas, o gramado será coberto com o equipamento chamado "Easy Floor", que o protege de pisoteio e excesso de peso. O piso é especialmente desenvolvido para  proteger o solo das pisadas e pulos do público. O sistema foi aplicado em shows como o de Paul McCartney no Brasil, por exemplo.

O público que comparecer ao Arena das Dunas terá à disposição todo o gramado e três arquibancadas para sentar em cadeiras de alto conforto, além de dois telões gigantes e a estrutura de banheiros e bares dentro e fora da Arena. Uma estrutura como nunca vista antes para um projeto musical em Natal.

Haverá também segurança e orientadores que trabalharam na Copa do Mundo atendendo à chegada do público e mostrando a localização e acesso para arquibancadas e gramado.

Festival de Música

Já a zona Norte de Natal tem duas grandes atrações confirmadas. O cantor Zé Ramalho, que faz show no dia 14 e Fagner que se apresenta no palco no Ginásio Nélio Dias no dia 20 de dezembro.

Para o dia 19 de dezembro está previsto ainda um show gospel a ser confirmado. E no dia 25 de dezembro, dia do aniversário da cidade, haverá show de Tom Zé no espaço externo da Loja Natal Original, na Árvore de Mirassol.

 


O cearense Fagner fará grande apresentação no  Ginásio Nélio Dias, na zona Norte 


JM