Ano XIII | Edição 710 | 18 de Setembro de 2014

CULTURA

12 de Setembro de 2014

Forever Young realiza 20ª edição nesta sexta no Arena das Dunas

noticia

O cantor Rodrigo Sha será um dos artistas que irá animar a festa

A 20ª edição do "Forever Young", promovida pelo jornalista Jota Oliveira, será nesta sexta-feira, dia 12 de setembro, no Arena das Dunas. Não por ser a festa da sociedade potiguar, mas por ser a festa de cada um e cada um à sua maneira, como preceitua Jota Oliveira, jornalista que organiza o evento há 20 anos sempre inovando, ditando modas, lugares e linhas de consumo. 

E nesta sexta, dia 12 de setembro a partir das 22h todas as turmas da "Forever Young" estarão na Arena das Dunas não para jogar futebol ou assistir a um clássico rei, mas para bater um bolão com a alegria e a euforia junto aos melhores convivas.

Prepare-se para festejar a 20ª edição da Forever Young que será embalada por Rodrigo Sha (Rio de Janeiro) e banda The Vibe (Fortaleza).

Rodrigo Sha é puro ritmo. O multi-instrumentista e produtor musical tem no currículo 3 importantes prêmios na carreira: a música Tema Cristo Redentor 80 anos (2012), melhor instrumentista da cena eletrônica pela revista Dj Sound (2014) e melhor álbum eletrônico pelo 25º prêmio da música brasileira em 2014. Além de contar com 4 álbuns solos e participações especiais em muitos CDS e DVDs como Ricthie, Blitz, Bossa Cuca Nova, Carlinhos Brown, entre outros, Sha também integra, desde 2009, a banda do programa "Amor & Sexo" ao lado de Leo Jaime, na TV Globo.

 


A banda cearense The Vive Electrosamba irá mostrar o melhor do samba de raíz

 

A banda cearense The Vibe propõe uma mistura de Samba com a batida da música eletrônica o que garante a o ritmo elevado de euforia para a festa "Forever Young". A The Vibe Electrosamba é formada por 4 músicos: Marcinho Resende (cavaco), Marcos Faber (violão), Felipe Messi (pandeiro), Bruno Hedy (DJ Slaycker). A banda surgiu com a proposta de juntar ritmos variados como o samba, pop rock com a batida do DJ. A banda apesar de nova já está com tudo no mercado de eventos.

Portanto a festa já tem boa música, gente bonita, divertimento de boca, parceiros de pesos, tudo regado a borbulhas e scoth. E quer mais motivos? A noite vai celebrar 33 anos de colunismo social de Jota Oliveira, o aniversário do colunista e a Solidariedade Forever Young, referencia na sociedade potiguar, com parte da renda sendo doada ao setor de Aids do Hospital Giselda Trigueiro.

Na produção da noite hi-tech, Jota Oliveira escalou o mago Luciano Almeida. Os convites estão na linha de produção, criados pela designer gráfica Marcia kafenstok e impresso na gráfica Denise Lins. A iluminação ficará a cargo de Castelo Casado, que dispensa apresentações, assim como toda a estrutura da Prátika Locações, paisagismo Viveiro Marina, e o som de Helisom. Os comes e bebes são um show à parte, a deliciosa mistura de Nick Buffet e Renata Motta que prometem os melhores sabores e muitas surpresas. 

Inaugurada na capital a Segunda Oficial do Samba

noticias 12 de Setembro de 2014

O cavaquinista, Marcos Souto faz parte da roda de samba

As segundas-feiras na capital potiguar não são mais as mesmas. Na última segunda, dia 8 de setembro, foi inaugurada em Natal, a Segunda Oficial do Samba, mais novo projeto de samba de raiz da cidade, que é realizado no Armazém Hall, no bairro da Ribeira, e chega com a proposta de dar mais visibilidade ao músico e ao compositor potiguar, além é claro, de exaltar os clássicos do samba de raiz.

A Segunda Oficial do Samba é inspirada nas grandes rodas de samba do eixo Rio/São Paulo, como o Samba da Vela, Renascença Social Clube, Carioca da Gema, Pedra do Sal, entre outras. "Nosso diferencial é que 30% do repertório será dedicado aos compositores locais. Com isso, queremos divulgar estas músicas e revelar talentos", explica o compositor potiguar André Mata, idealizador do projeto.

Além do próprio André da Mata (cavaquinho), a roda de samba será formada por músicos potiguares já bastante experientes, e que apostaram na ideia: Bruno Pessoa (pandeiro); Gustavo Monte (violão 7 cordas); Marcos Souto (cavaquinho); Maurício Souto (surdo); Sérgio Santies (percussão geral); Thiago Guedes (cavaquinho); Wagner Faustinho (rebolo).

E para dar mais visibilidade ao evento, uma segunda-feira por mês, a roda recebe um convidado de projeção nacional, como Toninho Geraes (compositor de "Mulheres), e o Cidadão do Samba Carioca, Zé Katimba (compositor de "Disritmia"). 

Natal receberá unidade da "Indústria do Conhecimento"

noticias 12 de Setembro de 2014

O bairro das Rocas ganha um equipamento de valorização humana, principalmente para os jovens

Em uma parceria da Prefeitura do Natal com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) e intermediação do Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Norte (Sesi/RN), o bairro das Rocas receberá a primeira unidade da Indústria do Conhecimento. O município fez a cessão de espaço público, localizado ao final da Av. Duque de Caxias, para a construção do espaço multimidia, que compreenderá salas com DVDteca, CDteca, Gibiteca e com computadores conectados a Internet. A unidade também será estruturada com uma Biblioteca, composta por mais de mil títulos à disposição dos usuários. 

Na última sexta-feira, 5, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), fez a remoção das estruturas e limpeza do terreno cedido. "Ficamos muito felizes, pois dentre as 12 unidades que serão instaladas no estado, a nossa cidade foi contemplada. A Prefeitura abraçou a oportunidade, que a FIERN nos concedeu, e acelerou o processo de cessão da área. O bairro das Rocas ganha um grande equipamento de valorização humana, principalmente para os jovens", declarou o titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Raniere Barbosa. A obra será realizada pela empresa Enco Engenharia e tem como prazo de execução 150 dias.

 

Conhecimento

Os centros multimídia são estruturados para estimular práticas de leitura e pesquisa de forma a atender lacunas na promoção do acesso à informação e ao conhecimento. Seus ambientes são projetados de forma a facilitar a acessibilidade física, em 100 municípios brasileiros, com boas condições para leitura e estudo, bem como acesso a tecnologias e horários adequados para os usuários. 

 

Advogado lança livro sobre A TERRA DE MARINGÁ

noticias 12 de Setembro de 2014

Maciel Gonzaga, autor do livro é natural de Pompal, com residência fixa em Natal

Pombal é uma das cidades mais antigas do Estado da Paraíba, conhecida como a "Terra de Maringá". É a segunda maior do estado em dimensão territorial possuindo 889km², o que representa 1,58% da superfície total do estado. Tem uma taxa de crescimento anual de 1,86%, possui o 15º maior IDH da Paraíba, e a expectativa de vida no município é em média 66,2 anos. O município tem 22.342 eleitores, 11.284 domicílios residenciais e 721 estabelecimentos comerciais, e uma população em torno de 35 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010.

 

Foi fundada no fim do Século XVII, sendo elevada a Vila em 1766 e em 1822 elevou-se a cidade. Na Educação, a cidade conta desde de 2007 com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com os cursos de Engenharia Ambiental, Agronomia, Engenharia de Alimentos e Engenharia Civil.

Entre os filhos ilustres da cidade podem-se lembrar: Arruda Câmara, Belarmino de França, Celso Furtado, Leandro Gomes de Barros, o senador Ruy Carneiro, deputado federal Janduhy Carneiro, Wilson Seixas, Francisco Pereira Vieira e tantos outros.

O município destaca-se pela bela arquitetura de seu centro histórico. Foi uma das primeiras civilizações da região do Alto sertão da Paraíba. Um dos eventos culturais mais importantes que ocorrem na cidade é a tradicional Festa do Rosário realizada no primeiro domingo do mês de outubro desde 1895.

Há vários monumentos e edifícios históricos na cidade, como a Casa da Cultura, a antiga cadeia, onde houve várias torturas a negros e pessoas que desobedeciam a lei. No centro da cidade há as igrejas Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso e de Nossa Senhora do Rosário, e há outros apenas simbólicos, como a Praça Centenária, a Coluna da Hora, o Cruzeiro, e o Coreto, onde hoje no andar de baixo é um bar conhecido como "O Bar Centenário", e no andar de cima é um pequeno clube chamado A.E.U.P (Associação dos Estudantes Universitários de Pombal).

 


 O município destaca-se pela bela arquitetura de seu centro histórico

 

O LIVRO

É neste cenário que o advogado e jornalista pombalense Maciel Gonzaga de Luna está lançando o livro "Pombal: Contos e Fatos", em que registra um pouco da história da cidade conversando com personalidades vivas e, com um pouco de humor, contando causos. Maciel Gonzaga nasceu em Pombal no início dos anos 50 e viveu na cidade até 1968. Em seguida foi estudar em Campina Grande e, posteriormente, passou a residir em Natal. Atualmente é Procurador Geral do Município e advogado militante na região.

"A riqueza cultural de Pombal é muito grande. Aqui nasceram filhos ilustres como o economista Celso Furtado e o poeta Leandro Gomes de Barros. Tenho conversado com muitas pessoas que vivenciaram a história da cidade e prestam depoimentos nesse livro, como Eufrázio Araújo, Lauro Paixão, Zuca da Movelaria, Pedoca Junqueira, Martinho Queiroga Salgado e tantos outros”, disse Gonzaga.

Para Gonzaga, a importância de Pombal no cenário político paraibano é tão grande que na década de 60, dois filhos da cidade, em eleições sequentes disputaram o Governo da Paraíba em memoráveis campanhas. "O deputado Janduhy Carneiro enfrentou pelo PSD o candidato Pedro Gondim. Na eleição seguinte, o PSD lançou o senador Ruy Carneiro, que enfrentou João Agripino. Foram duas campanhas que sacudiram a Paraíba comandadas por dois, dois irmãos", destaca o advogado.

"Pombal: Contos & Fatos" está em fase de editoração em Campina Grande, com projeto gráfico do professor da UEPB, Massilon Gonzaga, que também é pombalense. O lançamento deve acontecer até o final deste ano.

 


JM