Ano XIII | Edição 720 | 23 de Novembro de 2014

CULTURA

20 de Novembro de 2014

Pérolas da Mel, de Flávio Rezende presta homenagem a sua filha

noticia

O livro conta a história da pequena Mel, filha do autor

O aniversário de cinco anos de Mel Browne Kalki de Rezende vai ser comemorado de maneira inusitada. Os pais Flávio Rezende e Andrea Browne, com contribuição do irmão Gabriel Kalki, organizaram e vão lançar o livro, "Pérolas da Mel", no próximo dia 23 na livraria Saraiva do Natal Shopping, a partir das 16h, com direito aos festejos do aniversário e contação de estórias infantis.

O livro apresenta uma estória feita por Flávio e tendo Mel como personagem, chamada "No Reino Encantado de Pititinga", ilustrada pelo chargista Brum e pela própria Mel. O livro tem ainda outra estória feita pela mãe chamada "A Princesa Bruxinha", ilustrada pela própria Andrea e por Helena Rugai, com participação de Gabriel, além de pequenos textos narrando coisas divertidas e inteligentes ditas por Mel desde que aprendeu a falar até seus 4 anos e 9 meses.

Com tiragem de 500 exemplares, o livro será vendido por R$ 35,00 e tem apoio cultural da: CVC Sempre com Você, Cyrela Plano & Plano, Incor Natal, Millennium Objetos para Decoração, 8 Editora e Gentil Negócios.

Este é o 25º livro publicado pelo escritor e jornalista Flávio Rezende, que dedica parte do seu trabalho literário para reforçar a cultura do bem e a valorização da família, tendo lançado neste sentido livros como: Cartas para Mel, Letras & Imagens do Bem (5 edições), os Pequeninos Iluminados, Os Conselheiros da Terra, entre outros

Para Andrea Browne, que publica pela primeira vez um livro, "é o tipo de obra que agrada a todos e que incentiva cada um de nós a expressar o amor pelos filhos de maneira sadia e sempre construtiva e positiva". A pequena Mel está radiante e vendo seus desenhos no livro diz com um grande sorriso nos lábios, "olha tudo isso foi eu que fiz". 

Encontro de corais e coros em Natal termina neste sábado

noticias 20 de Novembro de 2014

Trinta e quatro corais de Natal, quatro do interior do Estado integram a programação

O Encontro de Corais da Cidade do Natal chega à 20ª edição, realizado conjuntamente com o 12º Encontro Nacional de Coros em Natal (Enconat), com concertos oficiais entre os dias 19 e 22 de novembro, no auditório do Centro Municipal de Referência Em Educação Aluízio Alves (Cemure), na Av. Coronel Estevam, com início às 18h.

Integram a programação 34 corais de Natal, quatro do interior do estado e ainda, nove corais de outros estados, como Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Piauí e Pernambuco. Participam diversos corais infantis, juvenis, religiosos, coros de empresas e independentes. A entrada será 1 kilo de alimento não perecível que será doado a Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer.

O evento, que integra a programação do Natal em Natal, de caráter não competitivo, é promovido pela Prefeitura Municipal do Natal por meio da Secretaria Municipal de Educação que tem por finalidade proporcionar o intercâmbio cultural, a difusão, a integração, o incentivo, o desenvolvimento e o fortalecimento de laços entre os coros locais e nacionais. 

Abertas inscrições para cursos gratuitos a distância do Pronatec

20 de Novembro de 2014

As inscrições para o processo seletivo dos cursos gratuitos a distância no âmbito do Senai - Pronatec - Rede E-TEC foram abertas na última sexta-feira (14). O prazo para inscrições termina no dia 24 de novembro. Os cursos são gratuitos e também haverá aulas presenciais.

Há vagas disponíveis em cursos de qualificação em almoxarife, auxiliar administrativo, auxiliar de recursos humanos, eletricista de automóveis, eletricista industrial, eletricista instalador predial instalador e reparador de redes, mecânico, montador de andaimes, reparador de computadores e operador de computador. As aulas vão começar no dia 15 de dezembro de 2014.

Os interessados devem acessar o endereço eletrônico http://ead.rn.senai. br/ava/. Os cursos são gratuitos e a classificação será por ordem de inscrição. As pessoas com deficiência terão prioridade, de acordo com o que está estabelecido no edital. A qualificação será na modalidade a distância, mas com o mínimo de 20% de carga horária presencial.

Há vagas disponíveis para os municípios de Natal, Mossoró, Caicó, Parelhas, Alto do Rodrigues, Parnamirim e Santa Cruz. 

O livro Quase conto, da jornalista Josimey Costa é lançado na UFRN

noticias 20 de Novembro de 2014

Josimey Costa, jornalista e professora da UFRN. Quase conto, mais uma obra da jornalista escritora

Violetas. É preciso saber cultivá-las para compreender. Um compreender que não se explica, que nasce para si mesmo, fruto de uma íntima revelação que brota inteiramente do eu, e é espanto quando não é espasmo. Quase Conto, Josimey Costa, Edufrn, 2014, 108p, é um livro que inquieta. Beleza que incomoda. Inadequação ao mundo, mal estar perturbador, incompreensível vazio da existência, angustia, oco da vida.

Tudo está suspenso entre o acontecimento e o que virá, tempo indefinido. O instante é sempre uma encruzilhada. Perceber-se é se estranhar, e deslocados assim então inadequados. Fragmentos de fraturas, tudo está por se perder ou não. A consciência é opressora quando os sentidos estão latentes.

Assim as narrativas se identificam nas histórias que se contam até no que não está dito. Quase conto é uma coletânea de textos curtos. A forma, avessa a enquadramentos constitui uma prosa poética que por vezes assume a nuance de carta ou conto. Quase.

SOBRE A AUTORA

Josimey Costa nasceu em Natal/RN, onde mora e vive, mãe de dois filhos, professora do curso de Comunicação Social na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pesquisadora em Estudos da Mídia e Ciências Sociais. Além de Quase conto, publicou ensaios, poemas e livros científicos. É uma das autoras de Todos os sentidos: contos eróticos por mulheres, premiado pela União Brasileira de Escritores em 2003. 



 

Cine Natal 2014 terá como tema "O Cinema Nordestino na Cena Contemporânea"

noticias 20 de Novembro de 2014

O cineasta, Sergio Ricardo, será um dos homenageados no Cine Natal

Chegou a vez do cinema ser destaque na programação do Natal em Natal, promovido pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). De 27 a 29 de novembro, no Mercado Municipal de Petrópolis, acontece à segunda edição do Cine Natal, com palestras, debates, oficinas e exibições dos curtas metragens realizados ano passado graças ao incentivo da Prefeitura do Natal pelos editais de fomento ao setor audiovisual.

Grandes nomes que marcaram o cinema nacional estarão presentes como produtores, realizadores e cineastas potiguares. O tema deste Cine Natal é "O Cinema Nordestino na Cena Contemporânea" e terá nomes como Rosemberg Cariry, Sérgio Ricardo e Jean-Claude Bernardet.

Rosemberg Cariry é diretor, roteirista e produtor de filmes como Patativa do Assaré, Corisco e Dadá, Os pobres diabos e Cine Tapuia.

Outro nome consagrado no cinema nacional que estará no Cine Natal é o belga naturalizado brasileiro Jean-Claude Bernardet, diplomado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) e doutor em Artes pela Escola de Comunicações e Artes, da USP, foi o grande interlocutor do Cinema Novo e fundador do curso de Cinema da Universidade de Brasília. Além de ser também escritor de ficção, roteirista e ensaísta.

Outro ícone do cinema brasileiro que estará no Cine Natal 2014 é Sérgio Ricardo. Músico lembrado por seu engajamento nos anos 60 e que se tornou num dos líderes da canção de peso social. É o autor da trilha de "Deus e o diabo na terra do sol", inspirada em ritmos regionais nordestinos, e músicas como Zelão e Esse mundo é meu, se transformaram em sucessos históricos.

Sérgio Ricardo participará de um debate sobre "Cinema, Música e o Imaginário do Nordeste no Cinema Brasileiro", com exibição do longa "A Luneta do Tempo" (Alceu Valença"), tendo como convidados Augusto Lula, Gereba Barreto e Daniel Paes.

No encerramento do Cine Natal haverá uma homenagem a Sérgio Ricardo e ainda um pocket show de Sérgio ao lado dos filhos sob o nome "Cinema na Música". O resultado está nos curtas potiguares "Três Vezes Maria", "Janaína Colorida Feito o Céu" e "O Menino do Dente de Ouro" feitos graças ao Edital Cine Natal 2013. Estas três obras serão exibidas no Cine Natal 2014, no Mercado de Petrópolis e haverá também um bate-papo com os realizadores. O Cine Natal 2014 começa na quinta-feira, dia 27, com exibições de curtas de animação voltados para o público infantil e vai até o dia 29.

 


 O belga  Jean-Claude Bernardet, também participará do evento 

 

 

PROGRAMAÇÃO


Quinta-feira - 27/11

  Manhã - Mostra de Cinema Infantil - Local: Sala Abraham Palatinik - Horário: 9h00.

- Cine Café: "O Nordeste no Cinema Brasileiro" / Exibição do longa-metragem "Pobres Diabos" (Rosemberg Cariry) e Bate-papo com Rosemberg Cariry - Local: Pavilhão Cine Natal - Horário: 9h00.

  Tarde - Mostra Panorama do Cinema Potiguar/Curadoria: Galeria Zoon/ UNP/ UFRNDECOM - Local: Sala Abraham Palatinik - Horário: 14h00.

- Homenagem a Sergio Ricardo: Exibição de "Menino da Calça Branca" curta-metragem, 1961, P&B, 22' - Local: Pavilhão Cine Natal - Horário: 14h00.

- Exibição de "Esse Mundo é Meu" longa-metragem, 1964, P&B, 80' - Local: Pavilhão Cine Natal - Horário: 16h00.

  Noite - Cerimônia de Lançamento dos curtas premiados no Edital Cine Natal 2013: Exibição dos curtas: "Três Vezes Maria", "Janaína Colorida Feito o Céu", "O Menino do Dente de Ouro" e Bate-papo com os realizadores - Local: Pavilhão Cine Natal - Horário: 19h30

 

Sexta-feira - 28/11

  Manhã - Mostra de Cinema Infantil - Exibição de curtas-metragens de animação - Local: Sala Abraham Palatinik - Horário: 9h.

- Cine Café: "Brasil em Tempo de Cinema" : Exibição do Longa Metragem "Brasil S.A." - (Marcelo Pedroso) e Bate-papo com Jean-Claude Bernadet - Local: Pavilhão Cine Natal - Horário: 9h.

  Tarde - Mostra Panorama do Cinema Potiguar/Curadoria: Galeria Zoon/ UNP/ UFRNDECOM - Local: Sala Abraham Palatinik - Horário: 14h00.

- Exibição de "Juliana do Amor Perdido" longa-metragem, 1968, cor, 85' - Local: Pavilhão Cine Natal - Horário: 14h.

- Mesa Redonda: "Audiovisual Contemporâneo, Mecanismos de Exibição e Distribuição" - Local: Pavilhão Cine Natal - Horário: 16h.

  Noite - Mesa Redonda: "O Ofício do Ator e a Cena Contemporânea - Teatro, Cinema e TV" - Local: Pavilhão Cine Natal - Horário: 18h.

- Exibição do Curta-metragem "Loja de Répteis" (Pedro Severien) - Exibição do Longa Metragem "A História da Eternidade" (Camilo Cavalcante) - Local: Pavilhão Cine Natal - Horário: 20h00.

 

Sábado - 29/11

  Manhã - Mostra de Cinema Infantil - Exibição do longa-metragem "Cassiopéia" (Clóvis Vieira) - Coordenação e Curadoria: Cineclube Natal - Local: Sala Abraham Palatinik - Horário: 9h00.

- Cine Café: "Cinema, Música e o Imaginário do Nordeste no Cinema Brasileiro" - Local: Pavilhão Cine Natal - Horário: 9h00.

  Tarde - "Pingo D'Água" (Taciano Valério) e Bate-papo com: Taciano Valério, Everaldo Pontes e Jean-Claude  Bernadet - Local: Pavilhão Cine Natal - Horário: 14h.

- Exibição do Curta-metragem "A Canga" (Marcus Vilar) - Exibição do Longa Metragem "O Senhor do Castelo" (Marcus Vilar) e Bate-papo com: Marcus Vilar e Everaldo Pontes - Local: Pavilhão Cine Natal - Horário: 16h.

  Noite - Homenagem a Sergio Ricardo:

Lançamento do curta-metragem "Pé Sem Chão" - Exibição Comemorativa dos 40 anos do longa-metragem "A Noite do Espantalho" - Local: Pavilhão Cine Natal

Horário: 18h.

- Cerimônia de Encerramento e Homenagem a Sergio Ricardo/Pocket Show - "Cinema na Música" (Sergio Ricardo e Filhos)

Local: Pavilhão Cine Natal - Horário: 21h.


JM